Reportagem.

Saio hoje um reportagem sobre a apresentação Backbeat. Confiram:

• Backbeat traz à vida os primórdios dos Beatles em Hamburgo

O governo, a empresa, o lote inteiro podre. Se alguma vez houve um momento adequado para a rebelião contra aqueles que detêm o poder na sociedade, então é isso, e apesar de vivermos em tempos compliant, Scottish teatro esta semana está cheia de lembranças do espírito satírico uproarious das gerações passadas, e de como precisamos de muito-lo novamente agora.

"Esse barulho vai viajar ao redor do mundo, e as pessoas vão ver e ouvir, e respirar de forma diferente", diz o jovem John Lennon, na produção estréia mundial de Iain Softley e Backbeat de Stephen Jeffreys, tocando em casas lotadas, no Teatro dos Cidadãos e quem assiste a esse jogo com canções Softley baseado no filme de 1994 sobre o início dos Beatles em Hamburgo é obrigado a ser lembrado apenas como verdade que era.

Nos dias antes de John Lennon e Paul McCartney formaram sua parceria musical, os cinco-forte grupo - incluindo o herói condenado de Backbeat, amigo de Lennon e Stuart Sutcliffe herói - já estavam a escavar a thrilling sons do rock'n'roll americano, a partir Roll Over Beethoven Twist and Shout, e dando-lhes uma prima, guitarra British revolucionário de vanguarda pop que levou uma geração selvagem de excitação. Era bruto, era libertador, é bombeado para uma explosão de energia explosivos caseiros através da Convenção-bound mundo do pós-guerra e nunca nada foi exatamente o mesmo novamente.

Como uma mostra do estágio, Backbeat, por vezes, parece estar tentando alcançar muito em breve seus dois anos e uma meia-hora. É parte romance condenado, como o elegante Sutcliffe - que estava a morrer de uma hemorragia cerebral, na Alemanha, em 1962 - corteja e ganha a bela fotógrafa Astrid Kirchherr Hamburgo. É em parte um jogo sério e interessante sobre a dinâmica da formação da banda de maior sucesso na história. "O que é grande no homem é que ele é uma ponte e não um objetivo", diz Sutcliffe, citando Nietzsche, como qualquer auto-respeito 1960 estudante de arte, e esta história está cheia de "pontes", como o Sutcliffe musicalmente untalented desempenha um decisivo papel na formação do mundo The Beatles 'de mudança de estilo. E o show é em parte um tributo direto musical, também, com alta palmas groupies menina incentivando o público a chegar em seus pés para uma final, Twist And Shout comemorativos.

O que quer que fazem desta colisão ligeiramente desarrumado de gêneros, porém, Backbeat emerge como um show extremamente divertido, com ótimas atuações de Isabella Calthorpe como Astrid, Alex Robertson como um Sutcliffe assustadoramente lookalike, Andrew Knott como Lennon, e Jamie Blackley e Daniel Healy como Harrison e McCartney. Há um conjunto soberbamente eficaz por Christopher Oram, lindamente iluminada por Howard Harrison, que capta perfeitamente o início da década de 1960 atmosfera do pós-grunge industrial combinado com um modernismo emergente, limpa-alinhado, e rush de Sutcliffe, selvagem vermelho do expressionismo abstrato. E a música é grande, o elenco que virou banda finalmente conseguir uma guitarra realmente luxuoso mas ainda edgy-som pop. Knott parece preocupante como o Lennon conturbada e brilhante como ele dedilha e canta os números finais, e se ele nunca soa muito como ele - bem, no final, quem nunca fez?

No Teatro Tron, entretanto - e, em seguida, em turnê em toda a Escócia - Communicado Gerry Mulgrew Companhia, em uma co-produção com o Tron, apodera da sátira de Nikolai Gogol brilhantes do século 19 sobre a paranóia de cidade pequena política e corrupção, e quase resolve todos os seus problemas estruturais de um derrame. A dificuldade com o inspector Governo - encenado aqui em versão de Adrian Mitchell's 1970 brilhante - é que, para todo o gosto do público moderno que tende a ir um pouco demais, especialmente após a saída de agir segundo a chancer jovens que erro da cidade figurões para um inspetor de São Petersburgo, e equipe inspirada mesmo Mulgrew de nove atores começam a olhar, depois de duas horas e meia, como se eles estão funcionando fora do extremo expressões faciais para implantar.

Mas para a maioria da sua extensão, este é um show exuberante engraçada e criativa, com John Bett em particular - como o governador da cidade shifty - trazendo a experiência de uma vida da vida pública escocesa, pelo menos, a sua salubre em jogo, em sua entonação vocal cada saber. Mulgrew continua a ser um gênio do conjunto visual pedaço alcançado por uma equipe brilhante coreografia de atores, complementadas por uma iluminação soberba espirituoso Sergey Jakovsky e alguma música divertida e poderosa estridente ao vivo ", dirigido por membro do elenco Alasdair Macrae, entregue pelo elenco em uma escala que chia de instrumentos. O show todo que irradia colisão inspirada de escoceses e surrealismo europeu, marcada pela sátira furioso, que tornou famosa Mulgrew 25 anos atrás, e agora parece renascido, de novos tempos.

Últimas jogar DC Jackson, Política da Empresa, oferecendo desta semana almoço no jogo, torta e Pint temporada, representa um enorme salto em frente da Ayrshire Sharp vinda de comédias idade Jackson ultimamente tem sido escrito em um mundo da comédia moderna cidade que -- por pura inteligência e astúcia estrutural - parece ter sido inspirado pelo grande Restauração comédias do século 17.

Situado no banheiro unisex nos escritórios de uma empresa chamada Jiffy Co - um dos locais de trabalho moderno, onde o sexo é desaprovado, mas oportunidades para o assédio sexual são abundantes - a jogar cartas na competição agitado e duplicidade entre desagradável Randy Burley, e sua bela Dex Sexington amigo, sobre o afeto do novo contabilista garota Sally Mallow.

A estrutura é deslumbrante, a one-liners são hilariantes, o ex-chefe de design Citz Kenny Miller desenha e dirige como o estilo de Deus que ele é, e Johnny Austin, Richard Conlon e Lisa Gardner agir como thespians inspirado, em um show de ruptura com o tipo de energia física, verbal brilho e compartilhada, diversão rebelde que só vivem de teatro pode proporcionar a todo vapor, fazendo o coração cantar como ela vai.

• Backbeat está no Teatro dos Cidadãos, até 6 de março. O Inspetor Governo está a Tron até 27 de Fevereiro, o Traverse Theatre, Edimburgo, 9-11 de Março, e em turnê. Política da Empresa está em Oran Mor, até 20 de fevereiro.

Critic's Choice

Wall of Death - A Way of Life Royal Highland Centre, Edinburgh, 20-28 fevereiro

ROLL até Ingliston para a execução de Edimburgo do Teatro Nacional de Wall controversos da Escócia da morte ... e sua possibilidade de participar no debate sobre se este tipo de fronteira, empurrando, o trabalho não-convencional é o que queremos da nossa companhia de teatro nacional. Escultor Stephen Skrynka junta o lendário Ken Fox Troupe em uma comovente às vezes, às vezes emocionante show-redonda cum-instalação construiu sua tentativa de aprender a sua arte perigosa. Vicky Featherstone dirige.

• Tel: 0131-473 2000